26°C 17°C

São Paulo, SP

26°C 14°C

Curitiba, PR

29°C 21°C

Belo Horizonte, MG

32°C 22°C

Rio de Janeiro, RJ

30°C 20°C

Porto Alegre, RS

30°C 24°C

Salvador, BA

Quinta-feira, 04 de Abril de 2019 - 14h00

Hábitos ruins são vilões do aumento da incidência de câncer entre jovens

Bruna Oliveira

Estimativas do Centro Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC), instituição internacional subordinada à Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que em 2018 teriam sido feitos mais de 18 milhões de diagnósticos de câncer no mundo, um aumento de cerca de 28% se considerado o levantamento anterior, de 2012, que indicava 14 milhões de casos reportados.  

 

 

O relatório, divulgado em setembro do ano passado pela entidade, traz adicionalmente informações baseadas no recorte da população por gênero, indicando que um em cada cinco homens e uma a cada seis mulheres no mundo desenvolverá algum tipo de tumor maligno durante a vida.   

 

 

Diante deste cenário de contínua progressão da doença, a entidade destaca que é preciso atentar para a perigosa relação entre hábitos pouco saudáveis da nova geração e o potencial aumento nos índices de tumores entre o grupo de pessoas formado por aqueles que atualmente têm menos de 30 anos.  

 

 

“Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o número de novos casos de câncer este ano deve ultrapassar a marca dos 600 mil registros no país. Dessa forma, sem dúvida alguma, reconsiderar hábitos de vida, ou até mesmo a ausência deles, pode ser o ponto-chave para frear o crescimento de casos de câncer. Um bom exemplo é a prática de exercícios, arma eficaz na prevenção do câncer. Com exercícios regulares, o individuo se afasta de fatores etiológicos conhecidamente relacionados ao desenvolvimento de câncer, como fumo e álcool. A obesidade, que de fato pode ser combatida com a combinação de dieta adequada e pratica de exercícios físicos, é reconhecidamente um fator etiológico de determinadas neoplasias malignas”, salienta a onco-hematologista dra. Adriana Scheliga, da Oncoclínica.   



publicidade:

publicidade:

publicidade: