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Segunda-feira, 01 de Abril de 2019 - 08h30

Saiba que comer no café da manhã para ter um dia mais produtivo

Bruna Oliveira

Todas as refeições são importantes, porém o café da manhã é fundamental e indispensável para a boa saúde. Assim que levantamos, é preciso reabastecer o organismo e repor energia para retomar as atividades e iniciar mais um dia ativo e produtivo.

 



Durante o sono, o organismo continua gastando energia para manter suas funções básicas como circulação, respiração, funcionamento do coração, como também construir células, queimar calorias e ainda trabalhar fazendo desintoxicação durante a noite para eliminar toxinas produzidas durante o dia.


Desta forma produzimos muitos radicais livres, os quais em grande quantidade aceleram o processo de envelhecimento precoce, sendo assim é necessário o consumo de alimentos ricos em antioxidantes.

 



Especialistas reforçam que a alimentação adequada ao amanhecer influencia a saúde como um todo, a disposição e até a relação com os quilinhos a mais que tanto incomodam. De acordo com a Dra. Márcia Simões, a refeição adequada da manhã pode ajudar na prevenção contra a obesidade.

 


Um café da manhã reforçado e nutritivo pode conter os seguintes alimentos:

• Frutas cítricas como o abacaxi, morango ou kiwi. Essas frutas além de possuir poucas calorias, tem muita água e fibras, que são responsáveis por diminuir a fome durante a manhã e regular o intestino, diminuindo o inchaço da barriga;


• Leites vegetais como de coco, castanhas ou amêndoas são uma ótima fonte de gorduras saudáveis e geralmente possuem menos conservantes que o leite animal;


• Abacate também é uma excelente opção e pode ser consumido puro, mas também pode ser comido doce, adicionando açúcar, de preferência açúcar de coco ou demerara. Outra maneira é consumi-lo em uma torrada com ovos, mencionados no próximo tópico;


• Ovos são fonte de proteína e muito outros nutrientes e pode ser preparado de diversas maneira. Se você optar pelo tradicional omelete pode incrementar com tomate picado, cenoura ralada, queijo amarelo e bacon, contendo também as proteínas do leite (presentes no queijo) e do bacon;


• Whey protein pode ser utilizada, principalmente nos dias em que você acorda atrasado e não tem tempo de preparar uma refeição mais elaborada. Por conta de ser um suplemento vitamínico feito à base de proteínas e soro de leite ele é capaz de repor as energias de manhã, e pode ser batido junto com uma vitamina de frutas, tornando-a ainda mais nutritiva.

 

 


Para aqueles que tomam o café da manhã e praticam esportes logo em seguida um café da manhã balanceado é a melhor opção, com os grupos das proteínas e dos carboidratos bem representados. Como por exemplo whey protein com banana ou com o leite de coco, nutritivo, e na medida certa.



O tamanho da porção e os tipos de nutrientes presentes devem levar em consideração o objetivo de cada pessoa, como ganho de massa ou perda de peso, por isso é importante buscar a orientação de um profissional nesta área para ajudar a fazer um planejamento de refeições, buscando um desempenho melhor do organismo, mas sempre cuidando da saúde.



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